quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Batom vermelho e sua longa história..

Tem como imaginar quando, onde e como era feito o batom vermelho?? Não né..


Quando foi criado por egípcias, era feito de besouros esmagados!! Sua origem veio a mais de 5.000 anos atrás! Foram as mulheres da Mesopotâmia que começaram essa moda magnífica de realçar os lábios, elas esmagavam jóias semi-preciosas para destacar os lábios e até os olhos, OOOH my god, será que elas não se machucavam?!?!?!
Em época de cleópatra, as egípcias, que são conhecidas por elaborar cosméticos usavam ovos de formiga, besouros esmagados e o efeito cintilante era das escamas de peixe O.o Antes disso, elas fizeram uma pigmentação com algas marinhas, iodo e bromo, essa mistura trouxe a elas doenças e possivelmente aos homens também, era a época chamada de "beijo da morte" .
Por volta do século XVI, a rainha Elizabeth I, já considerada uma lançadora de tendências, começou a usar o batom vermelho e o rosto com pó de arroz, foi aí que a produção dos batons evoluiu para materiais como cera de abelha, óleo de jojoba e coloração vermelha a partir de plantas com a pigmentação de tal cor..
Em 1653, um pastor decidiu fazer um movimento contra o uso de maquiagem, dizia que o rosto pintado era obra do diabo.. Esse movimento teve enormes consequências, os parlamentares ingleses aprovaram uma lei em 1770 contra o uso de batom vermelho, onde as mulheres que seduzissem homens pela maquiagem teriam seu casamento anulado e seriam consideradas bruxas, PODE ISSO??? NÃO CLARO QUE NÃO.. Mas o problema acabou? Não, foi pior quando a rainha Victoria tomou posse do trono, a maquiagem foi banida na maioria da Europa, ela considerou esse artifício utilizado por prostitutas e era vulgar, mesmo assim o batom vermelho sobreviveu em becos até as atrizes trazerem o maravilhoso de volta..



Mas, no Japão as gueixas já usavam pétalas de açafrão para colorir a boca, delinear os olhos e pintar as sobrancelhas.

A volta desse chamador de atenções em 1870, fez a Guerlain produzir muitos batons, em 1884 o grandioso primeiro batom vermelho da história moderna foi introduzido no mercado por perfumistas parisienses.
Como o cinema era popular nas décadas de 20 e 30, Elizabeth Arden e Estée Lauder, começaram a vendê-los em seus salões.. A partir daí a indústria americana começou a produzir em larga escala, e também outras cores como rosa claro, lilás e vermelho escarlate.
Por fim na década de 40, a moda eram as pin-ups, o batom vermelho deu um grande avanço, as produções se tornaram mundiais e principalmente com a criação do push-up em metal e o delineador de lábios...
    Pin-up

E até hoje, ele continua sendo bem usado e poderoso, e sempre continuará sendo rsrs

Por hoje, é só..
kissussss vermelhos 


2 comentários:

  1. O VERMELHO É PODEROSO MESMO, SÓ FALTOU UMA FOTO DESTA DIVA ((EUZINHA)) NESTE POST ASLÇKDFJÇLASKFJÇLDSAKJFÇDLASKFJÇLAKSJF q, adorei o post *-*, nem sabia que isso tinha TANTA história <3

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKK nem eu imaginei que era tão antigo assim rsrs

    ResponderExcluir